Águas Termais de Montezuma

O Visconde de Montezuma, o afro-brasileiro de grande importância na monarquia do Brasil.

A sua povoação começa a partir da fazenda da Tábua, no início do séc. XIX. O arraial formado é chamado de Água Quente por causa da descoberta de uma fonte de água termal por um caçador nas proximidades do Ribeirão da Tábua. A fama das águas milagrosas se espalha, atraindo pessoas de diversos lugares. Várias outras fontes são descobertas. Forma-se, a partir daí, o povoado. Em 1890, com o nome da Santana da Água Quente, é criado o distrito. O nome é reduzido para Água Quente em 1938 e, cinco anos mais tarde, é dada a atual denominação de Montezuma. No dia 27 de abril foi denominado com município de Montezuma.

A antiga Água Quente deve seu nome ao Visconde de Jequitinhonha, um personagem marcante na história do Brasil e de Rio Pardo de Minas. Esse Visconde de nome Francisco José Gomes Brandão, nascido em Salvador, em 23 de março de 1794, era filho de uma escrava e um descendente de  português. Era formado em direito na cidade de Coímbra e foi um jornalista muito atuante na independência da Bahia. Durante o breve período de independência da Bahia, ele participou ativamente ao lado das tropas baianas contra o poder português.

Proclamada a Independência do Brasil e cessada a luta na Bahia, o futuro visconde se recusou a usar o nome de origem portuguesa e adotou o nome de Francisco Gê Acaiaba de Montezuma. Segundo ele, essa era um demonstração de nacionalismo, trocar os sobrenomes lusitanos por outros tipicamente brasileiros; onde Gê, representava as tribos do Brasil Central (a qual ele acreditava ser a raça-mãe dos povos sul-americanos); Acaiaba, da bela lenda diamantinense da árvore sagrada e; Montezuma, uma homenagem ao imperador asteca.

Matriz de Sant'Ana e S. Joaquim

Montezuma é um município brasileiro do estado de Minas Gerais. O município fica ao norte de Minas Gerais, fazendo divisa com a cidade de Mortugaba, no estado da Bahia. Montezuma faz divisa com as seguintes cidades mineiras: Espinosa, Santo Antônio do Retiro, Rio Pardo de Minas, Vargem Grande do Rio Pardo e São João do Paraíso. Montezuma é famosa por possuir um balneário de águas quentes naturais, uma das principais fontes de renda para sua população. As principais produções do município são: agropecuária e produção de carvão vegetal. O município possui ainda uma grande área de reflorestamento que emprega grande parte de sua população.

 COLABORAÇÃO: Antônio Carlos

 

 

 

 

 

About these ads

4 thoughts on “Águas Termais de Montezuma

  1. Sugiro que o balneario seja administrado pelo o Sesc, fica mais orgazinado é outra qualidade de infra-estrutura para os visitantes.Esse balneario é coisa de Deus.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s